A tecnologia pode ajudar a reduzir a pobreza?

A tecnologia pode ajudar a reduzir a pobreza?

Se você acha que a tecnologia pode ajudar a reduzir a pobreza, saiba que os avanços tecnológicos realmente fizeram uma enorme diferença na vida dos menos favorecidos.

Mas para que isso continue a ocorrer, é vital que a tecnologia seja adequada e relevante para a vida de todos. 

É mais fácil falar do que fazer em um mundo em que a maioria das inovações de produtos é voltada para os ricos. Quer ser um deles? Talvez, um código promocional Suaposta poderá facilitar a sua vida e tornar sua caminhada mais fácil.

Tendo mais dinheiro você também poderá fazer mais pelos menos favorecidos

Segundo o Banco Mundial, a taxa de pobreza global é mais baixa do que jamais foi na história. Mais de 1 bilhão de pessoas foram retiradas da pobreza extrema (definida como vivendo com menos de US$ 1,90 por dia) nos últimos 25 anos.

Esta é certamente uma das maiores conquistas do nosso tempo, mas ainda existem bilhões de pessoas vivendo na pobreza em todo o mundo. 

 

A meta da ONU para 2030

Para alcançar a meta delineada na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, para acabar com a pobreza e a fome até 2030, muitas ações políticas, econômicas, sociais e organizacionais ainda precisam ser tomadas. 

Felizmente, as tecnologias emergentes – como Internet das Coisas (IoT), tecnologia sem fio 5G, blockchain e outras ferramentas – podem nos ajudar a alcançar esse objetivo. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar a reduzir a pobreza:

Agricultura inteligente baseada na IoT, que tira pequenos agricultores da pobreza

Ao fornecer dados e análises em tempo real que ajudam a melhorar a tomada de decisões dos agricultores, as tecnologias da IoT reduzem o risco de falha na colheita, diminuem os custos de produção, aumentam a produtividade e fornecem acesso ao mercado – tudo isso levando a maiores lucros e meios de subsistência mais seguros.

5G Wireless + IoT conecta os pobres rurais à educação

Com sua promessa de largura de banda ultra alta e latência super baixa, o 5G abrirá novas oportunidades educacionais para as pessoas nas comunidades rurais. As transmissões ao vivo das salas de aula on-line ajudarão a educar os jovens, enquanto os adultos terão acesso à educação on-line e irão adquirir habilidades profissionais. 

Muitas pesquisas afirmam que o acesso à educação é uma das ferramentas mais eficazes para tirar as pessoas da pobreza.

Blockchain: ajudando no registro de terras e facilitando o acesso econômico

As tecnologias de contabilidade distribuída, ou blockchain, podem ajudar na capacidade de verificar um título ou ação. Muitas pessoas não podem comprar ou vender suas propriedades, estabelecer credibilidade ou ter acesso a empréstimos ou outras ferramentas financeiras que são muito necessárias para melhorar a situação econômica delas.

Embora esses exemplos mal arranhem a superfície do que é possível hoje, eles enfatizam um ponto importante: As condições de vida e trabalho de bilhões de pessoas estão melhorando, em parte, devido aos avanços da tecnologia. 

Tecnologias como IoT, 5G e blockchain, combinadas com políticas econômicas e sociais sólidas, ajudam a quebrar o ciclo da pobreza em todo o mundo, conectando infraestrutura, comunicações e pessoas, abrindo caminho para que a meta da ONU para 2030 seja alcançada.

Sim, a tecnologia pode ajudar a reduzir a pobreza, mas isso requer um esforço conjunto. Fácil num mundo globalizado e tecnológico, mas difícil quando nele o egoísmo ainda domina.